EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

Ecossistema Brasil Digital em Ação
Melhores Práticas, na Prática

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
A ABES conduz uma experiência robusta de transformação digital, voltada à promoção de um ecossistema mais inovador,
ético e inclusivo. A atuação se dá por meio de iniciativas como a plataforma RH Tech, que apoia a capacitação de
talentos, e o Think Tank ABES, que articula academia, setor produtivo e governo na formulação de políticas públicas. Com
foco em mobilização, a entidade também lidera o Movimento Brasil, País Digital, promovendo o letramento digital e o
debate sobre o uso ético dos dados.
Na frente de compliance e proteção de dados, a ABES oferece treinamentos gratuitos de LGPD e compliance, com crescimento
contínuo de adesão. Em 2024, ampliou sua atuação com cursos inéditos sobre segurança da informação e inteligência
artificial — tanto sob a ótica prática quanto regulatória. Também foi o ano de lançamento das verticais de negócio, com
a reunião inaugural da Vertical de Cidades Inteligentes reunindo representantes públicos, privados e especialistas para
debater soluções digitais para os desafios urbanos.
Além disso, a entidade mantém iniciativas de impacto como o Diagnóstico LGPD (em parceria com a EY), o Programa Uma
Empresa Ética, o Diagnóstico de Sustentabilidade (ESG) e o Startup Internship Program. A Mobilização para Redução da
Desigualdade completa o ciclo de impacto social. Essas ações posicionam a ABES como referência nacional em inovação
orientada por propósito, conhecimento e ética.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
Lançado em dezembro de 2024, o SuperApp Anac representa uma nova arquitetura de prestação de serviços digitais que
promove uma mudança de paradigma no relacionamento entre governo e cidadão: do modelo reativo e fragmentado para uma
abordagem integrada, proativa, personalizada e centrada no usuário.
Diferente de soluções que apenas reúnem serviços em um único canal, o SuperApp ANAC aplica inteligência e dados para
antecipar necessidades e recomendar ações específicas com base no contexto individual de cada cidadão.
Essa arquitetura inovadora se fundamenta em barramento de microserviços (APIs), validações inteligentes e orientação por
jornadas, também denominada Citizen Experience (CX), promovendo autonomia, transparência, simplicidade, acessibilidade e
efetividade para as políticas públicas envolvidas.
O MVP do SuperApp – a emissão da primeira habilitação de piloto – foi apenas o primeiro caso de uso, já demonstrando o
potencial transformador do modelo. Com mais de 26 mil usuários distintos, avaliação média de 4,75 nas lojas de
aplicativos e redução de indeferimentos de 29% para 0% nos pedidos de CHT para Piloto Privado, o SuperApp sinaliza um
novo patamar para a transformação digital no setor público.
O SuperApp é hoje referência em jornada digital pública, com grande potencial de reaplicação por outras agências
reguladoras.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A transformação digital no setor financeiro é realidade, e o Bradesco tem se reinventado para manter sua competitividade. Inova em produtos e serviços hiperpersonalizados, com processos mais ágeis que encantam o cliente, aceleram o time to market e atraem talentos. Com um novo Modelo Operacional, centrado na experiência do cliente e competitividade bancária, o Banco se adapta com agilidade às demandas do mercado, integrando tecnologias emergentes, IA e metodologias ágeis.
A IA permite entender o momento de vida do cliente e antecipar suas necessidades, enquanto métodos ágeis garantem respostas rápidas e lançamentos eficientes. A automação reduz custos, otimiza o atendimento e impulsiona a produtividade. A BIA Tech, IA generativa do Bradesco, apoia o desenvolvimento com ganhos de até 70% em migração tecnológica. Já o BIA Tech Plugin amplia a hiperprodutividade e personalização.
A mudança vai além das ferramentas: equipes multidisciplinares, com novos papéis, menos hierarquia e foco no cliente, impulsionam uma nova cultura organizacional. Infraestrutura e operações foram redesenhadas com foco na jornada do cliente, enquanto as “Tribos” integram tecnologia e negócios de forma ágil. A estratégia de Talentos prioriza upskilling, reskilling e performance, alinhando cultura, inovação e excelência.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A Dassault Systèmes, em parceria com a FATEC São José dos Campos, implementa um projeto inovador para formar a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Projetos de Estruturas Aeronáuticas. O objetivo é capacitar futuros Projetistas Aeronáuticos e modernizar a cultura de projetos no Brasil, adotando tecnologias digitais de ponta no design e manufatura aeronáutica.
O projeto utiliza a plataforma 3DEXPERIENCE (3DX), um ecossistema digital colaborativo que permite a alunos e professores vivenciarem fluxos de trabalho inovadores, semelhantes aos das principais empresas do setor. A Dassault Systèmes disponibiliza 300 licenças gratuitas do 3DX Edu, material instrucional, capacitação contínua e mentoria para professores e alunos.
Os alunos são desafiados a desenvolver Projetos Integrados a cada semestre, utilizando as tecnologias da plataforma, com apresentações semestrais na Feira de Soluções. As tecnologias incluem Modelagem 3D Avançada e Simulação, Manufatura Digital e Gêmeos Digitais, Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM), Colaboração em Nuvem e Inteligência Coletiva e Automação de Processos e Inteligência Artificial. O projeto se alinha aos padrões CDIO e reforça uma abordagem pedagógica prática e voltada para desafios reais. Também estende seu impacto a cursos de extensão, capacitando profissionais da indústria aeronáutica.
Com essa iniciativa, a Dassault Systèmes e a FATEC SJC conectam a academia à indústria, preparando os alunos para os desafios do futuro da engenharia aeronáutica, contribuindo para a transformação digital do setor e promovendo a competitividade da indústria nacional.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O projeto AI Boost – CloudIA foi a iniciativa estruturada da Embraer voltada à adoção estratégica de inteligência artificial generativa para transformar processos internos de engenharia.
O projeto teve como principal entrega a CloudIA, uma assistente digital especializada no suporte à consulta e interpretação de normas técnicas. Utilizando uma arquitetura baseada em RAG (Retrieval-Augmented Generation) e modelos de linguagem avançados, a CloudIA oferece funcionalidades como busca semântica, geração de resumos e comparação de versões de documentos, promovendo agilidade e precisão na tomada de decisão.
A jornada envolveu desafios técnicos e culturais, como a integração com base de dados legadas, a curva de aprendizado de novas tecnologias (como a integração com motor de busca já desenvolvido anteriormente) e o modelo de linguagem Claude via AWS Bedrock. A solução foi desenvolvida com forte colaboração entre áreas de engenharia, segurança da informação e transformação digital, garantindo alinhamento com as necessidades operacionais e estratégicas da empresa.
Testes rigorosos (alfa e beta) demonstraram ganhos significativos de eficiência e precisão, com destaque para a redução do tempo médio de busca por informações técnicas e a alta aceitação dos usuários. A CloudIA foi entregue por meio de uma solução híbrida entre on-premises e cloud, com integração ao sistema integrado de busca da engenharia e mecanismos robustos de segurança e feedback.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
Integrante do Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão do Comando da Aeronáutica (SIGAER), o OBSERVAR, também conhecido como Observatório da Gestão Administrativa e Orçamentária, é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão gerencial, consignada em um conjunto de dashboards interativos, que tem como objetivo contribuir para o monitoramento, a avaliação e o direcionamento da gestão no âmbito do COMAER, por meio de indicadores gerenciais, com foco na governança baseada em sistemas, em prol da melhoria contínua dos processos e em apoio à tomada de decisões em múltiplos níveis.
Ele possibilita a governança institucional da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, com automatização da coleta e o tratamento de dados financeiros e não financeiros, bem como o valor percebido pelos usuários dos serviços prestados em cada atividade sistêmica abrangida no Painel, a fim de fornecer informações gerenciais precisas, no tempo certo e adequadas às demandas do COMAER. Por meio do OBSERVAR, é possível identificar óbices, oportunidades e tendências, permitindo que sejam tomadas medidas para aperfeiçoar a eficiência e a eficácia da gestão.
Com o Painel OBSERVAR é estabelecido o encadeamento das diretrizes, metas e objetivos traçados no nível estratégico, permeando todos os níveis decisórios, de forma a garantir razoável certeza do cumprimento da missão e da busca da visão institucional, bem como do perfeito alinhamento do planejamento estratégico da Força.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O Centro Universitário Facens vem construindo desde 1976 o primeiro ecossistema de transformação digital e sustentável, possuindo uma abordagem integrada entre educação, pesquisa e seus 10 centros de inovação: 1) LIGA: Desenvolvimento de Games, Apps, Realidade aumentada e virtual, Metaverso e Blockchain; 2) SMARTLAB FACENS: Solução em Cidades Inteligentes; 3) ED+ Content Hub: Produção de Conteúdo Digital; 4) LIS: Laboratório de Inovação Social; 5) FABLAB: Laboratório de Fabricação Digital; 6) BRAIN: Inteligência Artificial; 7) CEDEPS: Desenvolvimento de Produtos e Sistemas em Hardware, Software e Firmware; 8) FACE: Empreendedorismo e Inovação Aberta; 9) ENLACE: Bem-estar e qualidade de vida; 10) LINCE: Competições Estudantis.
As Tecnologias Digitais Habilitadoras aplicadas no Centro Universitário Facens, incluem inteligências artificial, robótica, realidades digitais, impressão 3D, biotecnologia, cibersegurança e energia renovável.
Por meio de seus centros de inovação, o Centro Universitário Facens alia sustentabilidade ambiental e transformação digital na prática, promovendo o aprendizado “hands on” (“mão na massa”), a inclusão social por meio da tecnologia e a conexão com empresas públicas e privadas, comunidades vulneráveis e comunidade acadêmica. O Centro Universitário Facens preocupa-se em ser uma instituição de ensino que atue como agente de transformação digital inclusiva, integrando pessoas, tecnologias e propósitos, construindo um futuro mais sustentável para todos
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A Fatec Votorantim, localizada em Votorantim/SP, é uma instituição de ensino superior focada na formação de profissionais qualificados nas áreas de tecnologia e gestão, pertencente ao Centro Paula Souza. Oferece cursos de graduação tecnológica como Controle de Obras, Ciência de Dados para Negócios, Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Desenvolvimento de Sistemas. A faculdade visa proporcionar uma educação pública de qualidade, alinhada às necessidades do mercado de trabalho e à transformação social e econômica da região.
Com infraestrutura moderna, a Fatec é também um polo de inovação, promovendo estágios, pesquisa aplicada e parcerias com empresas e órgãos públicos. A instituição se destaca ainda em projetos sociais e sustentáveis, como o Projeto BTransforma, que transforma TV Box apreendidos pela Receita Federal em minicomputadores para a inclusão digital em escolas e comunidades carentes. O projeto combate a pirataria e o lixo eletrônico, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em parceria com a Receita Federal e outras instituições, como a Etec de Votorantim, o projeto envolve alunos em atividades de extensão, iniciação científica e ações educacionais. Até o momento, 234 aparelhos foram transformados e distribuídos para uso didático. A Fatec também participa do Projeto Bem-TV, expandindo o impacto por meio de parcerias com o Instituto Federal de Salto e a UFSCar Sorocaba, A Fatec Itu e Itapetininga, promovendo o reaproveitamento de equipamentos para a educação pública e científica.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O projeto de Educação Tecnológica, Nativos do Futuro, apoiado pelo MCTI/Finep, visa incentivar as novas gerações a se engajarem e interagirem com as profissões do futuro e com o desenvolvimento do país. Ele conta com a expertise do Inatel em educação tecnológica para levar aos jovens das cinco regiões brasileiras conteúdo de qualidade e com a curadoria de uma Instituição de 60 anos de tradição em ensino de engenharia e tecnologia.
O projeto disponibilizará conteúdos informativos e didáticos (cursos, videoaulas, podcasts, séries televisivas e competições) para disseminar a educação tecnológica para alunos do Ensino Fundamental (nono ano), Ensino Médio e Professores. O foco do Nativos do Futuro é incentivar os jovens a seguirem carreiras ligadas às áreas tecnológicas, que hoje sofrem com a falta de profissionais.
O projeto prevê quatro competições nacionais (Eng. Biomédica, Segurança Cibernética, Robótica e Programação). Os estudantes podem se inscrever em grupos, receber materiais, aulas, tutorias e plantões de dúvida. Cada competição tem cinco etapas presenciais regionais (uma em cada região brasileira) e uma final nacional que ocorre no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí-MG.
Os professores também recebem atenção do projeto, pois podem realizar cursos, receber e-books e monitorias com especialistas do Inatel, com o intuito de multiplicar o conhecimento e replicar o aprendizado em suas escolas. Todo o conteúdo do Nativos do Futuro será disponibilizado em uma Plataforma Digital para Ensino a Distância e será veiculado em canais de TV e de Rádios Educativas. Também contará com divulgação nas redes sociais. O Projeto, todos os seus conteúdos, cursos e Olimpíadas são inteiramente gratuitos e acessíveis para todo o território brasileiro.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
Manifesto Brasil Digital – 2024 / 2025
Experiência: Reuso de TV Box na Educação da Fatec Votorantim
Foco: E-Digital–
Modalidade: Educação e Capacitação Digital
Categoria: Prata
O projeto de Educação Tecnológica, Nativos do Futuro, apoiado pelo MCTI/Finep, visa incentivar as novas gerações a se engajarem e interagirem com as profissões do futuro e com o desenvolvimento do país. Ele conta com a expertise do Inatel em educação tecnológica para levar aos jovens das cinco regiões brasileiras conteúdo de qualidade e com a curadoria de uma Instituição de 60 anos de tradição em ensino de engenharia e tecnologia.
O projeto disponibilizará conteúdos informativos e didáticos (cursos, videoaulas, podcasts, séries televisivas e competições) para disseminar a educação tecnológica para alunos do Ensino Fundamental (nono ano), Ensino Médio e Professores. O foco do Nativos do Futuro é incentivar os jovens a seguirem carreiras ligadas às áreas tecnológicas, que hoje sofrem com a falta de profissionais.
O projeto prevê quatro competições nacionais (Eng. Biomédica, Segurança Cibernética, Robótica e Programação). Os estudantes podem se inscrever em grupos, receber materiais, aulas, tutorias e plantões de dúvida. Cada competição tem cinco etapas presenciais regionais (uma em cada região brasileira) e uma final nacional que ocorre no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí-MG.
Os professores também recebem atenção do projeto, pois podem realizar cursos, receber e-books e monitorias com especialistas do Inatel, com o intuito de multiplicar o conhecimento e replicar o aprendizado em suas escolas. Todo o conteúdo do Nativos do Futuro será disponibilizado em uma Plataforma Digital para Ensino a Distância e será veiculado em canais de TV e de Rádios Educativas. Também contará com divulgação nas redes sociais. O Projeto, todos os seus conteúdos, cursos e Olimpíadas são inteiramente gratuitos e acessíveis para todo o território brasileiro.
A iniciativa teve como objetivo transformar o ambiente de aprendizado em um escritório de advocacia, indo além do conteúdo técnico-jurídico tradicional. Buscou-se promover o desenvolvimento integral dos colaboradores, desde os estagiários, alinhando-se às exigências do mercado jurídico atual. A tecnologia foi essencial, permitindo o uso de plataformas interativas, trilhas personalizadas e recursos digitais que estimularam o engajamento e a autonomia.
O diagnóstico apontou a ausência de um programa estruturado de capacitação e integração. Os principais desafios incluíram ampliar o repertório dos profissionais com temas como liderança, diversidade, cultura organizacional e estratégia; melhorar a integração desde o primeiro dia (com o Programa Integra); desenvolver habilidades interpessoais; e fortalecer a cultura organizacional.
Para isso, foi criada a Academia MBA, com três níveis de formação:
A iniciativa resultou em um ecossistema de aprendizado contínuo, com mais de 2.150 horas de capacitação oferecidas, com média de 36 horas por integrante, fortalecendo competências técnicas e estratégicas por meio de tecnologias educacionais avançadas.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A operação enfrentava dificuldades significativas no cumprimento dos prazos de entrega, diretamente relacionadas à baixa acuracidade do estoque. A diferença entre o estoque físico e o registrado no sistema gerava erros na separação, atrasos no atendimento aos pedidos e aumento do retrabalho — impactando negativamente a experiência do cliente.
Essa situação era ainda mais crítica devido ao facto de que o principal fornecedor de reposição está localizado na Itália, o que impunha prazos logísticos longos e inflexíveis. Qualquer erro de inventário representava uma ruptura com impacto direto nas vendas e um tempo de recuperação elevado, dada a complexidade do fornecimento internacional.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A MicroPower utiliza formalmente desde 2013 sua Plataforma de T&D, o MicroPower Performa, na Gestão e Desenvolvimento de seu Capital Humano, que é baseado no conceito dos 5 níveis de maturidade de T&D.
Com os módulos de Aprendizado e funcionalidades que abrangem o modelo de aprendizagem 70:20:10, bem como os módulos de Desempenho e suas funcionalidades de gestão de metas, indicadores, planos de ação corretivos, inclusão de planos de desenvolvimento individual (PDIs) e Feedback Contínuo, a MicroPower vem aumentando sua eficiência operacional a cada ano, por meio do empoderamento e desenvolvimento de seus líderes e liderados, para atuar em um ambiente extremamente competitivo e desafiador (principalmente nos anos pós-pandemia).
Os processos da MicroPower são classificados no mais alto nível de maturidade, e sua evolução iniciou-se com a adoção disruptiva do feedback contínuo formalizado em 2013. Atualmente a organização estimula iniciativas de utilização de inteligência artificial em todas as áreas da organização, visando a otimização contínua de seus processos internos e a incorporação de funcionalidades inteligentes em seus produtos. Foi estabelecido o Conselho de Inovação e Transformação Digital, para orientar e consolidar suas iniciativas com Inteligência Artificial, promovendo a Cultura de Inovação e Transformação Digital por toda a organização, que é um processo contínuo e colaborativo que objetiva melhoria contínua de nossas ações, processos e produtos.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte implementa o Programa “Belo Horizonte Cidade Inteligente”, integrando tecnologia ao desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural da cidade. A Inclusão Digital é parte estratégica da iniciativa, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer a capacidade de resposta aos desafios urbanos. O Programa de Inclusão Digital (PID) baseia-se em três pilares: conectividade, equipamentos e capacitação.
No eixo conectividade, a Prefeitura oferece internet gratuita por meio de 2.151 pontos de wi-fi em todas as 220 vilas e favelas da cidade. No eixo equipamentos, o foco é o recondicionamento e a doação de computadores, tablets e smartphones, com mais de 5 mil recondicionados e doados até maio de 2025. Além disso, foram adquiridos 50.409 tablets e 28.724 Chromebooks para alunos da rede pública de ensino. O programa também conta com 145 Telecentros ativos, espaços equipados com computadores e acesso à internet, onde a população pode navegar livremente ou com suporte.
No eixo de capacitação, o programa oferece cursos gratuitos de tecnologia, nas modalidades presencial e à distância, com foco no letramento digital e na profissionalização. As capacitações presenciais acontecem em Telecentros e na Unidade Móvel de Inclusão Digital, que conta com laboratórios de informática para atividades itinerantes. Até maio de 2025, mais de 19.000 certificações foram emitidas, com a participação expressiva de mulheres, jovens e idosos, ampliando as oportunidades de inclusão digital e desenvolvimento profissional.
Em 2025 a Prefeitura de Belo Horizonte institucionalizou as ações de inclusão digital no município por meio da publicação do Decreto Municipal nº 18.968/2025, que dispõe sobre a Política de Inclusão Digital com objetivo de ampliar o acesso a tecnologias da informação e comunicação, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social, ofertando internet banda larga por meio de conexão sem fio em locais públicos, equipamentos de tecnologia recondicionados e cursos de capacitação à população. Esse importante marco, além de garantir a continuidade das ações de inclusão digital, permitiu o estabelecimento de critérios claros e específicos para o atendimento de beneficiários e para o recolhimento de equipamentos em desuso na administração municipal, garantindo isonomia, transparência e efetividade da iniciativa.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O projeto Barueri Cidade inteligente e Sustentável se baseia na definição de que uma cidade inteligente é a que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, ela é atrativa para os cidadãos, empreendedores e trabalhadores, e gera um espaço mais seguro, com melhores serviços e com um ambiente de inovação que estimula soluções criativas, gerando empregos e reduzindo as desigualdades. Assim, o projeto congrega mais de 20 iniciativas diversas de tecnologia da informação e comunicação, baseadas nas definições acima, para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais e aumentar a eficácia e eficiência da administração municipal.
O SIT – Secretaria de Inovação e Tecnologia – têm o papel de fomentar projetos, parcerias e ações de âmbito geral que estejam em conformidade com as diretrizes acima. Para que este projeto de cidade inteligente seja amplamente difundido, desenvolveu um Plano Diretor de Tecnologia, que contém mais de 20 iniciativas a serem implantadas ou para expansão dos serviços no município para que o cidadão possa, em resumo, obter maior qualidade de vida. Todas as iniciativas do projeto Barueri Cidade Inteligente e Sustentável estão alinhadas com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dos quais o Brasil é participante.
De modo amplo, o objetivo do projeto é de tornar Barueri uma cidade mais inteligente, de acordo com as definições apresentadas anteriormente, e com o passar do tempo se pôde constatar a que isso vem sendo atingido e evoluindo.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O “Programa Educação 5.0”, lançado em 2021, visa consolidar a transformação digital na rede de ensino fundamental municipal e prevê um novo modelo educacional com ferramentas tecnológicas de última geração para aprimorar o ensino, além de ambientes mais dinâmicos, colaborativos e de interação. Tudo isso aliado ao desenvolvimento das competências socioemocionais tão necessárias dentro e fora dos muros das escolas.
Um dos fatores que mais contribuiu para potencializar o uso da tecnologia foi a implantação do layout inovador da sala Google e a utilização de chromebooks com lousas interativas nas salas de aula que revolucionaram o uso destas ferramentas.
A cultura Maker.com noção de sustentabilidade por meio de produção sob demanda, do uso responsável de recursos e do reaproveitamento de materiais (eletrônicos descartados e recicláveis) minimizou sobremaneira o desperdício e valorizou conscientemente o uso dos recursos disponíveis.
Cabe já observar que o investimento na aprendizagem dos estudantes deste novo modelo educacional é fundamental para garantir os melhores resultados no ensino e na gestão do “Programa Educação 5.0”.
Finalmente cabe destacar que a utilização de plataformas educacionais inovadoras como suporte à aprendizagem dos alunos e a ampliação do ensino em tempo integral dedicado à cultura, ao esporte e a tecnologia, trouxe, além de aulas mais prazerosas e interativas, novas metodologias como incentivo à leitura, raciocínio lógico e protagonismo no desenvolvimento de projetos que resultou no aprimoramento da resolução dos mais variados problemas.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O propósito da Rede RS Indústria 4.0 era gerar um espaço para encontros entre empresas para trocarem experiências sobre tecnologias habilitadoras de Indústria 4.0. E os relatos de carências de conhecimento da aplicação de tais tecnologias levou a Rede se postar como propositiva, instigando seus membros a buscarem e compartilharem conhecimentos nas tecnologias habilitadoras.
Surge então a experiência “Rede de conexão para Indústria 4.0”, em que a Rede deixa de ser somente um ambiente de encontro, para ser uma fomentadora de conexão, ligando quem necessita tecnologias habilitadoras do tema, com quem fornece tais tecnologias, formando parcerias entre membros com competências complementares, na busca para solução do demandante.
Sempre com o foco de valorizar os fornecedores baseados no Rio Grande do Sul, que tenha alguma base de operação fixa no estado, e atendendo a todo demandante que solicitar tecnologias habilitadoras de Indústria 4.0, são formatadas 5 ações:
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
Aranduland é uma cidade virtual em 3D, adjetivada como uma cidade Inteligente, humana e sustentável, com prédios, ruas,
praças, mares, rios e florestas, com o “PROPÓSITO” fundamental de mostrar, informar, exemplificar, motivar, educar e
formar mentes e espíritos para e com a SUSTENTABILIDADE. Está focada nos 17 ODSs (Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável) da ONU para 2030, incluindo as suas 169 metas e consequentemente englobando os 3 componentes no modelo ESG
(Environment, Social, Governance).
Pretende mostrar como pode ser o futuro, através de cursos, games, eventos, exemplos, acões e processos urbanos, rurais
e ambientais, com as metas dos 17 ODSs já atingidas
Aranduland é uma grande “VITRINE” para os participantes onde seu principal diferencial e valor é ser um ambiente
coletivo, focado no desenvolvimento humano e social na direção de um mundo melhor em 2030. As empresas e organizações
que entrarem, além de mostrar tudo de bom e útil que estão fazendo para os seus clientes e fornecedores, também poderão
gerar informações para seus colaboradores, investidores e sociedade em geral, cobrindo todos seus stakeholders.
A EDUCAÇÃO E O APRENDIZADO, que são as motivações principais em Aranduland, nas escolas, Academias e fora delas, é
incentivado incluindo novas formas agradáveis, lúdicas e inteligentes de aprender e ensinar, além do EaD, com imersão,
tecnologia, gamificação, IA, RV, e, também, com “viagens, eventos e passeios”.
Em 2025, Aranduland está focada no ODS4 – Educação de Qualidade para todos, com games, cursos, experiências e eventos e
aproveitando a oportunidade da parceria com o RCE-Rio, acreditado pela Universidade das Nações Unidas/UNU.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
Dentre os Programas de Qualificação Profissional do Serratec, as Residências em TIC se destacam como formações
intensivas voltadas à capacitação de profissionais em tecnologia, com foco em empregabilidade, inovação e impacto
social. Os programas integram teoria e prática ao longo de ciclos formativos que simulam ambientes profissionais reais.
Os participantes desenvolvem soluções concretas para desafios propostos por empresas parceiras, utilizando metodologias
ágeis, desenvolvimento iterativo e trabalho em equipe. Um dos maiores diferenciais é que o programa é totalmente
gratuito, com possibilidade de empréstimo de equipamentos, ampliando o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os residentes recebem apoio psicossocial durante a jornada, participam de aulas ao vivo de inglês técnico e monitorias
conduzidas por profissionais especializados, além de palestras e oficinas com convidados atuantes no mercado.
O programa também oferece conteúdo voltado para o desenvolvimento de soft skills, preparando os alunos para a realidade
do mercado de trabalho. Desde 2019, a iniciativa promove diversidade e inclusão com ações afirmativas para mulheres,
pessoas negras, com deficiência, oriundas da rede pública de ensino, entre outros públicos minoritários no segmento. Com
mais de 1.300 profissionais formados, aproximadamente 50% de empregabilidade imediata e retorno econômico estimado em R$
58,3 milhões na Região Serrana do Rio, os programas mostram que educação gratuita e conectada a desafios reais
transforma vidas e fortalece o desenvolvimento regional.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O MetaIndústria é um projeto criado para aproximar empresas de processos, tecnologias e modelos de negócios da Indústria 4.0.
O projeto tem como principais parceiros a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a SPI e conta ainda com um ecossistema que complementam a tripla hélice da inovação, envolvendo como instituições de ensino superior e think tankers, parceiros de tecnologia e de canais e distribuição.
Seu principal objetivo é acelerar o processo de transição tecnológica das empresas no Brasil por meio de metodologias e abordagens inovadoras. O projeto traz como inovação a utilização das novas tecnologias interligadas ao chão-de-fábrica, de modo que os líderes das empresas possam verificar na prática os resultados obtidos.
O laboratório expõe oito trilhas tecnológicas (Fábrica 5.0, Projeto 5.0, Processo 5.0, Manufatura 5.0, Teamwork 5.0, Conectividade 5.0, Gestão 5.0 e Logística 5.0), nas quais são apresentadas tecnologias como Inteligência Artificial dedicada ao ambiente fabril, Gêmeos Digitais, Robótica Avançada, Realidade Aumentada e Virtual, em um ambiente que dispõe de cobertura 5G, 4G e Wi Fi6.
Os participantes podem optar apenas por uma visita exploratória, quando conhecem as experiências apresentadas ou por imersões consultivas de um ou três dias. Nas imersões consultivas, os participantes discutem seus problemas produtivos e os especialistas nas diversas tecnologias apontam soluções. As soluções consideram sempre quatro pilares: o business case, o suporte da gestão do projeto, a capacitação das equipes e o fomento financeiro.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A Suzano conduz um robusto movimento de transformação digital que gera impacto em toda a cadeia de valor — da floresta à indústria, passando por logística, supply chain, vendas e áreas corporativas. Nos últimos anos acumulou ganhos de mais de 200 milhões de reais com seus produtos e projetos. A combinação de inteligência artificial, automação, visão computacional, sensores IoT, digitalização e conectividade permitem elevar a eficiência operacional, simplificar processos e apoiar melhores decisões baseadas em dados.
Na floresta, IA e algoritmos de otimização são aplicados no planejamento logístico, enquanto drones e visão computacional monitoram a qualidade, otimizam operações e garantem produtividade. Na indústria, modelos preditivos, copilotos digitais, automação e manutenção inteligente antecipam falhas e aumentam a estabilidade operacional.
Em supply chain, a Suzano também acelera sua transformação com soluções de visão computacional, IOT e modelos de otimização para o planejamento de produção. Em vendas, avança com plataforma digital de negócios voltada para diversificar o portfólio com um marketplace que conecta clientes a uma gama maior de produtos e apoia a digitalização das papelarias.
Esse movimento é sustentado por uma estratégia robusta de dados, com data lakes que democratizam o acesso e uso da informação, além de uma governança forte em cibersegurança, que garante a integridade, privacidade e segurança digital. O desenvolvimento de pessoas é um pilar fundamental, com programas estruturados de letramento e upskilling digital, formando colaboradores em dados, IA, automação e cultura digital. Complementar a isso, a atuação com startups potencializa a inovação, trazendo soluções ágeis e disruptivas para os desafios do negócio. Em 2025, o avanço segue com mais automação, IA, digitalização e uso inteligente de dados, gerando ganhos concretos de eficiência e produtividade
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O projeto de transformação digital da segurança do trabalho da Termomecanica modernizou processos fundamentais como os Diálogos Diários de Segurança (DDS), a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e, mais recentemente, as inspeções de segurança e meio ambiente. Com tablets industriais integrados ao SAP, as ações passaram a ser digitais, rastreáveis e automatizadas, proporcionando mais agilidade, conformidade e prevenção de riscos nas áreas produtivas.
A iniciativa teve início com o desenvolvimento de uma solução customizada em parceria com a PPLTECH. A digitalização dos registros de DDS e EPIs trouxe eficiência ao setor de SESMT, eliminação de falhas operacionais e maior segurança jurídica para a empresa. A incorporação de algoritmos de Inteligência Artificial automatizou as requisições de EPIs dentro de periodicidades específicas, evitando falhas humanas e antecipando demandas.
Em 2025, a jornada foi ampliada com o Programa de Inspeções de Segurança e Meio Ambiente. Com ele, os registros passaram a ser feitos com fotos e descrições em campo, com envio automático aos gestores, acelerando ações corretivas e mitigando riscos operacionais e ambientais.
A solução, já implantada em 100% das fábricas da empresa, é exemplo de como tecnologia, dados e propósito social podem transformar o ambiente industrial em um ecossistema inteligente e seguro.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O projeto Programadoras da Vida é uma iniciativa de inclusão digital e empoderamento feminino voltada a meninas em situação de vulnerabilidade social.
A ação oferece formação em programação, lógica computacional e habilidades socioemocionais, com o objetivo de ampliar as oportunidades profissionais dessas jovens e estimular o protagonismo feminino na tecnologia.
Desde seu lançamento, o projeto já impactou dezenas de meninas, despertando vocações e transformando realidades por meio da educação e inovação.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense é uma instituição comunitária, sem fins lucrativos, referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação no sul de Santa Catarina. Fundada em 1968, a universidade se destaca por sua infraestrutura de excelência, forte compromisso com a formação integral dos estudantes e ampla atuação comunitária, promovendo projetos de impacto social, cultural, científico e tecnológico.
A utilização de cadáveres no ensino de anatomia envolve altos custos, limitações logísticas e dilemas éticos, o que restringe o acesso e a qualidade do aprendizado. Como alternativa, o uso da realidade mista no Centro de Realidade Mista da UNESC oferece uma experiência inovadora, permitindo a visualização ampliada e interativa de estruturas complexas ou pequenas, muitas vezes inacessíveis pela dissecação tradicional. Com ela, os alunos podem explorar virtualmente órgãos como coração, pulmão e cérebro, vivenciando um processo de ensino mais acessível, ético e envolvente.
Em sintonia com sua vocação para a inovação, a UNESC incorporou o MetaAnatomia ao processo de ensino-aprendizagem na área da saúde. Trata-se de uma solução educacional interativa que utiliza realidade mista com o Microsoft HoloLens 2, permitindo aos alunos explorar modelos tridimensionais do corpo humano em ambiente imersivo. O sistema possibilita a visualização de modelos anatômicos masculino e feminino, com onze sistemas corporais, transparência seletiva, controle de camadas, rotação em 360°, zoom e identificação de estruturas por PINs. Integrado à nuvem, o MetaAnatomia pode ser acessado via desktop ou em realidade mista, promovendo uma experiência rica, colaborativa e alinhada às metodologias ativas de aprendizagem.
Com essa iniciativa, a UNESC reafirma seu protagonismo na adoção de tecnologias educacionais que transformam a aprendizagem e conectam o ensino superior da saúde às possibilidades da transformação digital.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
O InovaUSCS integra ensino, pesquisa, extensão e tecnologia com o setor produtivo e público para promover soluções inovadoras de alto impacto.
A experiência combina espaços de coworking, laboratórios interdisciplinares, projetos de pesquisa tecnológica, ações de saúde pública, educação, sustentabilidade e urbanismo, utilizando tecnologia de ponta como impressoras 3D, realidade aumentada, inteligência artificial e telemedicina.
Atendendo demandas sociais e econômicas, o projeto fortalece o ecossistema de inovação do ABC Paulista, conectando academia, governo e empresas.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
A Vivix, uma das indústrias mais modernas e sustentáveis de vidros planos da América Latina, está liderando uma profunda transformação digital com foco em produtividade, inovação e experiência do cliente. Com diversas soluções digitais implementadas e diversos projetos de inovação entregues e em andamento, a empresa integra tecnologias como IA generativa, machine learning, plataformas low-code e Industrial Data Fabric com parceiros como Siemens, AWS, Mendix, SAP e Snowflake.
Destaques incluem o “Engenheiro Virtual”, agente de IA incorporado a solução DNA do Vidro, que suporta diversas equipes com foco em qualidade, além de soluções como controle estatístico digital e integração de dados em tempo real. Com resultados como aumento da eficiência, maior produtividade, melhor ambiente de trabalho, além de prêmios como o 1º lugar no Prêmio ABINC de IoT e Siemens Techxcellence em Inovação nas Américas, a Vivix consolida-se como referência em inovação industrial no Brasil, mostrando como tradição e tecnologia moldam o futuro do setor vidreiro.
Outro marco dessa jornada é o Vivix Facilita, plataforma digital que simplificou o relacionamento com clientes de todos os perfis, oferecendo uma experiência ágil, personalizada e integrada. Ela tornou-se o principal canal de automação de serviços e vendas da empresa, reunindo informações, pedidos e suporte de forma intuitiva e eficiente. Por meio da colaboração, a VIVIX transforma dados em inovação e lança soluções que geram impacto.
Experiências de Sucesso – 2024 / 2025
SiNEco Brasil Digital
Encontros Nacionais
Encontros Regionais