Pessoas ao Centro - Fundo Escuro

Brasil 5.0 - Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global

No Brasil Digital para Todos e Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil Digital as realizações serão desenvolvidas em Grupos de Trabalho por Projeto para atender os 3 (três) Objetivos Finalísticos e as prioridades definidas para 2023:

pessoa-6-0

1.  Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas, para atuarem em projetos de Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio – Agentes Econômicos e Públicos:

1.1. Consolidar a 1ª versão da Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital – EBECD, até 16/01/2023, apresentá-la ao Senado e à Câmara dos Deputados, na esfera Federal, e às Assembleias Legislativas dos Estados, integrantes do SiNEco – Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil Digital até 17/04/2023, com o objetivo de definir as Comissões que contribuirão para elaborar e consolidar os PLs, a serem apresentados e aprovados até o final do ano legislativo de 2023, para vigorarem a partir de 2024.

1.2. Consolidar as ofertas de Capacitação Digital para atender as demandas imediatas por especialidades para desenvolver as soluções digitais para os Agentes Econômicos: Privados e Públicos, Academias e Instituições que representam a Sociedade Civil organizada, integrantes do SiNEco – Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil Digital e apresentar o status nos Encontros Trimestrais: 18/04, 18/07 e 17/10.

1.3. Ampliar a utilização da plataforma da Academia Brasil Digital para capacitar e empoderar as Pessoas como Protagonistas em Inovação e Transformação Digital nos 23 (vinte e três) Fundamentos dos 5 (cinco) pilares do Ecossistema Brasil Digital para Todos e apresentar o status nos Encontros Trimestrais: 18/04, 18/07 e 17/10.

economia-6-0

2.  Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável.

2.1. Consolidar e expandir o Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil Digital – SiNEco Brasil Digital dos principais Ecossistemas do País, com pelo menos um em cada estado da Federação até dezembro de 2024, com o objetivo de otimizar seus investimentos, potencializar seus resultados, elevar o nível de maturidade das Experiências em Inovação e Transformação Digital, e apresentar o status do Realizado/Planejado em: 17/04, 17/07, 16/10/2023, 15/01, 15/04, 15/07, 21/10/2024 e 13/01/2025.


2.2.  Promover a sinergia de iniciativas entre todos os Ecossistemas que aderirem ao SiNEco Brasil Digital e compartilhar suas Experiências de apoio ao Desenvolvimento da Economia Digital objetivando otimizar seus investimentos e potencializar suas realizações até dezembro de 2023 e apresentando o status do Realizado/Planejado em: 17/04, 17/07, 16/10/2023 e 15/01/2024.



2.3.  Consolidar e publicar no Manifesto Brasil Digital as Experiências de Sucesso identificadas nos Ecossistemas integrantes do SiNEco Brasil Digital objetivando elevar o nível de maturidade de Inovação e Transformação Digital no País: 16/01, 17/04, 25/07, 24/10/2023 e 16/01/2024.

icone_gts

3.    Acompanhar, apoiar e colaborar com a Implementação da E-Digital 2022 2026 

 3.1. Acompanhar, apoiar e colaborar com a implementação das Ações Estratégicas de E-Digital por meio das seguintes Ações: 

1. Definir pelo menos um Curador para cada um dos 9 (nove) Eixos até 16/01/2023,
2. Implantar Observatório para acompanhar seus entregáveis e propor melhorias, quando aplicável até 18/04/2023,
3. Apoiar a definição das Ações para operacionalizar as Ações Estratégicas propostas nos 9 (nove) Eixos da E-Digital permanente,
4. Promover um maior alinhamento da E-Digital com outras políticas e estratégias nacionais correlatas (EFD/ANE) permanente,
5. Garantir a participação dos representantes do Instituto Brasil Digital no Conselho Consultivo até 18/04/2023,
6. Definir e acompanhar o Impacto da Economia Digital (Estimativa de novas ocupações, redução de custos, otimização dos investimentos, e adicional no PIB) – permanente.

 3.2.  Acompanhar, apoiar e colaborar com a realização das reuniões trimestrais do CITDigital conforme artigo 9º, o encaminhamento anual dos resultados e planos ao Presidente da República conforme artigo 10º, e as atribuições do MCTI conforme artigo 11º em especial na divulgação dos resultados das ações previstas para cada período – permanente.

 3.3.  Acompanhar, apoiar e colaborar com as realizações do subcomitê Capacitação em Tecnologias e Cultura Digital sob a responsabilidade do CITDigital garantido que todas as Ações Estratégicas de Educação e Capacitação Digital estejam sendo priorizadas, em especial – permanente.

Grupos de Trabalho

SeqProjetosCuradoresAlinhamentos
1

SinEco Brasil 6.0 – Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil 6.0

Propósito: Promover a sinergia entre os Ecossistemas Regionais.

Potencializar os resultados da Inovação e Transformação Digital nos Negócios, Governos, Sociedade e Economia, priorizando as Pessoas, aplicando as tecnologias digitais habilitadoras, com alinhamento à E-Digital, o Ecossistema Brasil 6.0 e a Governança 6.0 (ESG).

Ary Bueno

1, 2 e 3

2

EBECD – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital

Propósito: Consolidar as ações para a definição e implementação da EBECD – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital.

Garantir as condições necessárias para as Pessoas se prepararem para se beneficiarem da aplicação das tecnologias digitais habilitadoras em suas atividades pessoais e profissionais, tanto na família como na sociedade.

Francisco Soeltl,

Neri dos Santos (Formal) e

Fabio Bordin (Profissional)

1
3

Academia Brasil 6.0

Propósito: Manter atualizada a plataforma do Ecossistema Brasil 6.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar atualizada.

Permitir o compartilhamento do conhecimento e melhores práticas.

Augusto Gaspar1 e 2
4

Governança 6.0

Propósito: Definir mecanismos de cooperação com indicadores socioambientais.

Para orientar as Organizações que registrarem suas Experiências de Inovação e Transformação Digital no Manifesto Brasil 6.0.

Roberto Bernardes1
5

Acreditação Institucional Independente

Propósito: Promover o contínuo aprimoramento institucional como componente chave para elevar o impacto social positivo das Instituições de Educação Superior (IES).

Para atuarem nas diversas áreas da engenharia e tecnologia, as IES que subscrevem este documento nuclearam uma iniciativa com o objetivo de colaborativamente, estruturarem um processo guiado de aprimoramento institucional por meio de uma acreditação também institucional.

Gustavo Donato e José Carlos de Souza1
6

Humanos & Robôs

Propósito: Acompanhar e apoiar a implementação das Ações Estratégicas da E-Digital Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, e compartilhar as melhores práticas para atender a evolução das relações dos humanos com os robôs, em temas de afetividade como cooperação, criatividade, decisão e persistência precisarão ser contemplados nas ações estratégicas da E-Digital.

Plinio Aquino1 e 2
7

Experiências de Sucesso

Propósito: Consolidar as Experiências de Sucesso em Inovação e Transformação Digital dos Ecossistemas Brasil 6.0 integrantes do SinEco Brasil 6.0.

Publicando-as no Manifesto Brasil 6.0 como pré-requisito para a seleção dos finalistas do Prêmio Transformação Digital Ozires Silva 2022/2023.

Augusto Gaspar1 e 3
8

Jornada do Negócio 6.0

Propósito: Consolidar conteúdo orientativo para os três fundamentos do capítulo 3.5 Negócio 6.0 a ser disponibilizado na Academia Brasil 6.0.

Para estimular as Organizações no desenvolvimento das Experiências de Inovação e Transformação Digital

Renato Vieira1, 2 e 3
9

Metaverso

Propósito: Consolidar e compartilhar as Experiências de Metaverso.

Para estimular as Organizações a idealizarem suas Experiências no tema.

Alexandre Del Rey1, 2 e 3
10

Cidades Inteligentes

Propósito: Fomentar a implantação das ofertas digitais aos munícipes.

Estimular a utilização do Rede Gov.Br e Cidades Gov.Br

Regiane Romano1, 2 e 3

Grupos de Trabalho

SinEco Brasil 6.0

1. SiNEco Brasil Digital

Propósito: Promover a sinergia entre os Ecossistemas Regionais.

Potencializar os resultados da Inovação e Transformação Digital nos Negócios, Governos, Sociedade e Economia, priorizando as Pessoas, aplicando as tecnologias digitais habilitadoras, com alinhamento à E-Digital, o Ecossistema Brasil Digital e a Governança (ESG).

Objetivos finalísticos: 1, 2 e 3

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curador:

Foto do Ary Silveira Bueno

Ary Silveira Bueno
Curador GT 1. SiNEco Brasil Digital

ASPR

EBECD

2. EBECD — Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital

Propósito: Consolidar as ações para a definição e implementação da EBECD – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital.

Garantir as condições necessárias para as Pessoas se prepararem para se beneficiarem da aplicação das tecnologias digitais habilitadoras em suas atividades pessoais e profissionais, tanto na família como na sociedade.

Objetivo finalístico: 1

  Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curadores: 

Alcely Barroso
Curadora do GT 2. EBECD - RH Tech ABES

Federação Brasil Canadá Negócios

Foto do Anderson Costa

Anderson Costa
Curador GT2. EBECD - Educação Continuada Setor Público

ME/SGD

Foto do Fábio Bordin

Fábio Bordin
Curador GT2. EBECD - Educação Continuada Setor Privado

Parque Tecnológico Santo André

Foto do Francisco Antonio Soeltl

Francisco Antonio Soeltl
Curador do GT 2. EBCD

Instituto Brasil Digital

Neri dos Santos
Curador GT2. EBECD - Educação Formal

UFSC

3. Academia Brasil 6.0

3. Academia Brasil Digital

Propósito: Ampliar a utilização da Academia Brasil Digital para capacitar e empoderar as Pessoas como Protagonistas em Inovação e Transformação Digital.

Potencializar o compartilhamento do conhecimento e melhores práticas.

Objetivos finalísticos: 1 e 2

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curadores:

Afonso Braga
Curador GT 3. Academia Brasil Digital

Instituto Mauá de Tecnologia

Ana Paula Neves
Curadora GT 3. Academia Brasil Digital

CSTI

Suzana Fernandes
Curadora GT 3. Academia Brasil Digital

ASPR

Vicente Mazinetti
Curador GT 3. Academia Brasil Digital

Siemens

7. Experiências de Sucesso

4. Experiências de Sucesso

Propósito: Consolidar as Experiências de Sucesso em Inovação e Transformação Digital dos Ecossistemas Brasil Digital integrantes do SiNEco Brasil Digital.


Publicando-as no Manifesto Brasil Digital como pré-requisito para a seleção dos finalistas do Prêmio Brasil Digital Ozires Silva 2022/2023.


Objetivos finalísticos: 1 e 3 


Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curadores: 

José Carlos de Souza Filho
Curador GT 4. Experiências de Sucesso

Tegma

Percival Gratti Junior
Curador GT 4. Experiências de Sucesso

AEGEA

Décio Dias Gomes
Curador GT 4. Experiências de Sucesso

IAECC - DFD

icone_gts

5. E-Digital

Propósito: Acompanhar, apoiar e colaborar com a implementação da E-Digital 2022 2026

Para efetivar as Ações Estratégicas distribuídas em seus 9 (nove) eixos: 4 (quatro) estruturantes e 5 (cinco) habilitadores.

Objetivo finalístico: 3

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curadores: 

Foto da Eliana Emediato de Azambuja

Eliana Emediato
Curadora GT5. E-Digital

MCTI

Foto do Francisco Antonio Soeltl

Francisco Antonio Soeltl
Curador GT 5. E-Digital

Instituto Brasil Digital

Foto do José Gontijo

José Gontijo
Curador GT 5. E-Digital

MCTI

Paulo Alvim
Curador GT 5. E-Digital

MCTI

6. Humanos & Robôs

6. Humanos & Robôs

Propósito: Compartilhar as melhores práticas para atender a evolução das
relações dos humanos com os robôs.

Compartilhar as melhores práticas para atender a evolução das relações dos humanos com os robôs, em temas de afetividade como cooperação, criatividade, decisão e persistência;


Acompanhar e apoiar a implementação das Ações Estratégicas da E-Digital Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.

Objetivos finalísticos: 1 e 2 

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024 link do Youtube

Curadores: 

Anderson Moreira
Curador GT 6. Humanos e Robôs

Instituto Mauá de Tecnologia

Plínio Aquino
Curador GT 6. Humanos e Robôs

Centro Universitário FEI

9. Metaverso - M1

7. Metaverso

Propósito: Consolidar e compartilhar as Experiências de Metaverso.

Para estimular as Organizações a idealizarem e implementarem suas Experiências no tema.

Objetivos finalísticos: 1, 2 e 3

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curadores: 

Foto do Alexandre Del Rey

Alexandre Del Rey
Curador GT 7. Metaverso

I2AI e Engrama

Patrícia Aiello
Curadora GT 7. Metaverso

Banco Modal

10. Cidades Inteligentes

8. Cidades Inteligentes

Propósito: Fomentar a implantação das ofertas digitais aos munícipes.

Estimular o compartilhamento de ofertas digitais aos munícipes, objetivando agilizar suas implementações, e otimizar seus investimentos, em especial do Rede Gov.Br e Cidades Gov.Br

Objetivos finalísticos: 1, 2 e 3 

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024: link do Youtube

Curadores: 

Egnaldo Paulino
Curador GT8. Cidades Inteligentes

Facens

Mirian Zacareli
Curadora GT8. Cidades Inteligentes

Prefeitura de Votorantim

Foto da Regiane Relva Romano

Regiane Romano
Curadora GT8. Cidades Inteligentes

Facens

11. Comunicação - M1

9. Comunicação

Propósito: Potencializar a comunicação do Brasil Digital para Todos

 

Objetivos finalísticos: 1, 2 e 3

Realizado 2022 & Planejado 2023 2024:  link do Youtube

Curadores:

Laura Sérpico
Curadora GT 9. Comunicação

Basic

Ary Silveira Bueno
Curador GT 9. Comunicação

ASPR

Foto do Francisco Antonio Soeltl

Francisco Antonio Soeltl
Curador GT 9. Comunicação

Instituto Brasil Digital