ecossistema

3º ENCONTRO EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

bandeira-brasil.png

Ecossistema Brasil Digital em Ação

Melhores Práticas, na Prática

Selo Instituto Brasil Digital
calendário
24 de agosto de 2023 – das 9h às 11h
  • Brasil Digital para Todos: Propósito, Princípios e Objetivos Finalísticos
  • Experiências de Sucesso: Propósito e Objetivos Finalísticos
  • Aegea: Programa Infra Inteligente
    • Amazul: Centro de Treinamento AMAZUL
    • Colégio Militar de Manaus: Curso Regular de Educação a Distância: Amazônia e Exterior
  • FAB: Painel OBSERVAR
  • Inatel: C@saviva
  • Login Logística Intermodal: Jornada de Transformação Digital Humanizada
  • Rocky.AG: Formação profissional e em marketing digital
  • Agenda

    09h00 às 09h05 – Boas-vindas e relevância do movimento Brasil Digital para Todos

    Francisco Soeltl
    Curador do Brasil
    Digital

    Instituto Brasil Digital
    09h06 às 09h10 – SiNEco e a relevância das Experiências em Inovação e Transformação Digital
    Ary Bueno
    Presidente Conselho
    SiNEco Brasil Digital

    ASPR
    09h11 às 10h10 – Inovação e Transformação Digital – Melhores Práticas, na Prática

    Neste painel serão compartilhadas as Melhores Práticas em Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio de quatro segmentos: Indústria, Governo, Academia, Serviços e Forças Armadas

    09h11 às 09h20 – AEGEA: Programa Infra Inteligente

    Joabe Araujo
    Coordenador de Engenharia
    AEGEA

    A Aegea é a maior empresa privada de saneamento no país, e o Programa Infra Inteligente aplica a metodologia 3D BIM combinada com a gestão de ativos (ISO 55.001), e inclusive cria Gêmeos Digitais.

    O Programa foi premiado em Londres em 2022, pois criou o maior mapa 3D do saneamento do país incluindo 13 estados, que somam mais de 4.000 plantas, e 90.000 ativos identificados e verificados no campo e por drone.
    09h21 às 09h30 – Amazul: Centro de Treinamento AMAZUL – CTA
    Daniela Amorim Ferreira
    Gerente de Gestão de Pessoas
    AMAZUL
    O Centro de Treinamento AMAZUL – CTA é uma plataforma digital que foi desenvolvida por empregados, sendo uma ferramenta de educação corporativa que possibilita a ampliação da oferta de treinamentos aos profissionais da empresa. O CTA proporciona aos empregados o desenvolvimento contínuo para atendimento ao Programa Nuclear da Marinha (PNM), Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), Programa Nuclear Brasileiro (PNB) e todos os projetos em que a AMAZUL está envolvida.

    Os treinamentos são elaborados por instrutores qualificados no formato power point com gravação do conteúdo em áudio e são disponibilizados na plataforma aos empregados de acordo com a necessidade de cada área, por meio de trilhas de aprendizagem. O CTA proporciona diversos benefícios aos envolvidos, tais como: a otimização do tempo do instrutor para a multiplicação do treinamento, a possibilidade do empregado realizar o treinamento no momento mais adequado e no seu próprio computador, garantindo assim, a Gestão do Conhecimento, ampliando e democratizando o conhecimento à toda a empresa.

    09h31 às 09h40 – CMM – Colégio Militar de Manaus: Curso Regular de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus: Amazônia e Exterior.

    Coronel Aldecir de Barcellos Ribeiro
    Chefe da Seção de Educação a Distância
    CMM – Colégio Militar de Manaus
    O CREAD iniciou em 2002, e já atendemos mais de 7.500 alunos ao longo desses 20 anos, em mais de 45 países, oportunizando uma educação básica de qualidade, na modalidade a distância, do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio, para filhos e dependentes (em idade regular) de militares, que são constantemente movimentados para localidades onde há reconhecida carência de boas instituições de ensino, ou em missão no exterior.

    O CREAD ainda incentiva a participação dos alunos nas atividades extra-curriculares que passaram a ser incorporadas ao calendário do CREAD nas modalidades híbrida e/ou EaD (lives) e remota, tais como: feira de ciências, clube de relações internacionais (CRI) e a semana de meio ambiente.

    O programa proporciona ainda contribuir com a capacitação contínua de nosso corpo permanente, favorecendo a participação nos cursos de qualificação em tecnologias digitais, segurança da informação e segurança cibernética por meio de parcerias.

    Por fim, compreendemos a importância contínua de aperfeiçoar o processo, além da capacitação docente, realizamos anualmente com nossos alunos e responsáveis, pesquisas de opinião e visitas de orientação aos nossos núcleos de apoio no interior do Amazonas.
    09h41 às 09h50 – Inatel C@saviva
    Guilherme Augusto Barucke Marcondes
    Vice-Diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações
    Inatel
    Em novembro de 2002, foi inaugurado o programa de responsabilidade social, que já transformou a realidade de diversas pessoas da comunidade de Santa Rita do Sapucaí – MG: o Inatel Cas@viva.

    O objetivo do programa é promover a inclusão social e a educação tecnológica para a comunidade carente, com foco em jovens estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da Rede Pública do município, além de algumas ações com adultos.

    O programa conta com todo o apoio do Inatel, para que os alunos beneficiados contêm com material didático, camiseta, transporte e lanche. Outro fator positivo que tem sido percebido pela instituição é a presença da família na educação desses jovens, em 80% dos casos de reuniões na sede do Inatel Cas@viva.

    Este é um programa em que a comunidade da instituição pode se envolver voluntariamente (funcionários técnico-administrativos, docentes, de conservação e estudantes).

    O Programa possui as seguintes ações regulares.: Alfabetização Digital – Ensino Fundamental, Alfabetização Digital – Ensino Médio, Inclusão Digital para Adultos e Lixo Eletrônico.
    09h51 às 10h00 – Formação profissional e em marketing digital da melhor agência de marketing digital da América Latina.
    Letícia Sacco
    HR Associate Director Sorocaba
    A Rocky.Monks é uma training company e aposta na formação de profissionais de Marketing Digital com uma base extremamente analítica e voltada para dados e tecnologia. Desenvolvemos, portanto, uma estrutura consistente de treinamentos e formações para pessoas em qualquer momento da faculdade, do primeiro ao último ano, com interesse em se desenvolver de forma rápida e intensa.

    Todas as pessoas que hoje compõem a liderança da empresa, incluindo o COO, começaram como pessoas estagiárias, da base da Rocky.Monks ou da Raccoon.Monks (outra empresa do Grupo). Nossa formação é sólida e soma conhecimentos técnicos de marketing digital e tecnologia e habilidades comportamentais necessárias para ser uma boa pessoa profissional.
    10h01 às 10h10 – Jornada de Transformação Digital Humanizada
    Gerente de TI e Transformação Digital
    Log-In Logística Intermodal S/A

    A Log-In planeja, gerencia e opera as melhores soluções para a movimentação de cargas por meio da Cabotagem, complementada por ponta rodoviária. Possuímos uma rede integrada, que facilita a movimentação portuária e o transporte porta a porta por todo o Brasil e o Mercosul.

    Nossa experiência aborda como a Log-In trabalhou a unificação das áreas de Gente, Processos e TI, para impulsionar a sua jornada de transformação digital. Por meio da nossa gente e promovendo uma profunda mudança cultural em toda a organização, desenvolvemos nossas soluções digitais para melhorar a experiência dos nossos clientes, colaboradores, nossa governança corporativa e, consequentemente, nossos resultados.

    10h11 às 10h20 – Painel de Informações Gerenciais – OBSERVAR
    Imagemmjpimentel
    Major Davi Oliveira Pimentel
    Chefe da Seção de Procedimentos Contábeis da Diretoria de Economia e Finanças
    Aeronáutica
    Considerando a magnitude do território brasileiro e a necessidade do cumprimento da missão institucional do Comando da Aeronáutica de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, por intermédio da execução das atividades e processos contidos em sua Cadeia de Valor, prevista no Plano Estratégico Militar do COMAER, é imprescindível ao Comando que sua governança opere por meio da análise dos dados registrados em diversos sistemas estruturantes, tanto internos como externos à Força Aérea.

    Na apresentação será exposta a solução tecnológica do Painel OBSERVAR, desenvolvida e implantada no COMAER, que permite a coleta e análise eficiente e tempestiva dos dados registrados, possibilitando a geração automatizada de informações gerenciais para apoio ao processo decisório e, assim, proporcionando uma governança efetiva e maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis, em prol do cumprimento de sua missão e entrega de valor à sociedade brasileira.
    10h31 às 11h – Síntese dos Alinhamentos e Interações entre os participantes

    Inscreva-se