Logo-SPABC-Horizontal-Branco

Integrante do SiNEco Brasil Digital – Sistema Nacional dos Ecossistemas Brasil Digital

Propósito

Promover e consolidar os Resultados das Experiências em Inovação e Transformação Digital dos Municípios do Grande ABC Paulista.

Apoio Institucional​ Regional

apoio_institucional_regional
logo-abc-valley
ABIARB
ABIOPTICA
abrafiltros
ABRH SP
Acisa
AGERH
Logo-aspr.png
FEI
FSA
CIESP Santo André
CIESP SBC
Colégio Notarial do Brasil Conselho Federal
COOP
EW2 Saúde
Innovision
IMT
ITESCS
MicroPower - 28 anos
Parque-Tecnologico-Santo-Andre.png
Pixeon
Qlik
SEBRAE
Siemens
Logotipo Tegma
UFABC
UnBlockit
USCS
Metodista
Capa do eBook Estratégia Brasileira para a Transformação Digital
7 municípios

Apoio Institucional​ Nacional

Selo Instituto Brasil Digital
ABES
ABRH Brasil
MBC

Histórico

Inspirada na Coalizão Brasil Digital, representantes de 13 Instituições, assumindo o Protagonismo na Inovação e Transformação Digital na Região do ABC, iniciaram em 20 de julho de 2019 a mobilização dos Agentes Econômicos, Públicos e de Fomento, e constituíram a Coalizão Digital SP ABC, que em 2022 passou a se chamar EcoSis Brasil Digital SP Grande ABC.

Durante a realização do 19º Congresso Learning & Performance Brasil a Coalizão Digital SP ABC foi lançada oficialmente:

foto.jpg
Francisco Antonio Soeltl, Renato Grau, Felipe Carvalho, Rogério Caiuby, Rodolfo Fücher e Guilherme Cavalieri

Governança

A Governança do EcoSis SP Grande ABC é exercida pelo Conselho Regional formado pelos Agentes Econômicos (Privados e Públicos), ICTs (Academias, Universidades, Institutos de Pesquisa, Institutos Federais, Escolas Técnicas) e Entidades representativas das Sociedades dos Municípios e Estados da Região, com 2 (dois) Objetivos Finalísticos.
governanca-brasil-digital_do_sineco_att_2

Objetivos Finalísticos

Para atender ao Propósito do EcoSis SP Grande ABC Brasil Digital foram definidos dois Objetivos Finalísticos alinhados ao SiNEco Brasil Digital e Governança ESG com suas 4 (quatro) hélices:
• Identificar e promover o compartilhamento das Experiências em Inovação e Transformação Digital das Organizações (Capacitação e Empoderamento das Pessoas e Otimização dos Processos) dos EcoSis Regionais;
• Estimular e compartilhar as Experiências dos EcoSis Regionais para o desenvolvimento da Economia Digital.

Conselho Regional

Conselho Regional EcoSis SP ABC é integrado por representantes de atores regionais que detém conhecimento e experiência prática em iniciativas de Inovação e Transformação Digital, tendo como principais atribuições contribuir com a realização das ações prioritárias dos Objetivos Finalísticos.
Presidente Conselho EcoSis Brasil Digital SP Grande ABC
Stellantis
VP Conselho EcoSis Brasil Digital SP Grande ABC
IMT: Instituto Mauá de Tecnologia
Curadora do EcoSis SP Grande ABC
CSTI
Presidente do Conselho do SinEco Brasil Digital ASPR
Siemens Digital Industries Software
Foto do Ethevaldo Siqueira

Ethevaldo Siqueira

In Memoriam

Prefeitura Municipal de Santo André
VP Conselho Superior e Curador Brasil Digital para Todos
Instituto Brasil Digital
Pres. Conselho Superior do Brasil Digital para Todos
Centro Universitário FEI
Abrafiltros
Universidade Metodista
4ª. Tabeliã de Notas de Santo André
Sebrae ABC

Conselheiro do SiNEco Brasil Digital
Innovision

Fundação Santo André
O Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional EcoSis SP ABC são indicados entre seus membros, por um período de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos por igual período, e integram os Conselhos do Brasil Digital.

Diagnóstico atualizado em 2022

  • Academias, empresas e entidades da Região do ABC, mais conscientes do valor que a Inovação e a Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócios podem agregar para as realizações de suas Organizações, por meio de Conexões Empreendedoras.
  • Agentes Públicos do ABC com melhor visão do impacto e das contribuições que a Inovação e a Transformação Digital podem promover na Economia Digital e mais conscientes do quanto os alinhamentos e uma efetiva sintonia e a sinergia para ações coletivas, podem beneficiar as Pessoas e a Sociedade, alinhado ao ESG.

Objetivos Finalísticos

  • Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas, para atuarem em projetos de Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócios – Agentes Econômicos e Públicos:
 
  • Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital privilegiando a Qualidade de Vida das Pessoas de forma Inclusiva e Sustentável.
 
  • Acompanhar, apoiar e colaborar com a Implementação da E-Digital 2022 2026.

Desafios Permanentes

  • Sensibilizar os Agentes Econômicos e Públicos quanto a importância e urgência da Inovação e Transformação Digital, para manter a competitividade de suas atividades, assim como dos ganhos qualitativos e quantitativos que sua adoção proporciona e contribui com a implantação das ações estratégicas dos eixos de transformação: “Economia baseada em dados”, “Um mundo de dispositivos conectados” e “Novos modelos de Negócio”.

     

  • Promover a aproximação entre as Indústrias e as Startups do ABC, em conjunto com atores, como: Sebrae ABC, CIESP, Comunidade ABC Valley e tantos outros atores das cinco hélices; academia, empresa, governo, entidades sociais e para o meio ambiente, objetivando fomentar a adoção de Ofertas Digitais para ampliar as receitas de suas atividades e de ações Sustentáveis (ESG), que contribua com o eixo habilitador “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”.

     

  • Estimular e apoiar as iniciativas da Região do ABC: Aplicação no Prêmio Transformação Digital Brasil Ozires Silva do Instituto MicroPower, Parque Tecnológico de Santo André, CEITEC/SBC, Sistema Municipal de Inovação de SCSUL, entre outras ações que contribuem com o eixo transformador “Cidadania e Governo Digital”.