Coalizão Digital SP Região Metropolitana de Sorocaba

ecossistema_brasil_digital_para_todos
Logotipo da Coalizão Digital SP Região Metropolitana de Sorocaba

Propósito

Promover e consolidar os Resultados das Experiências em Inovação e Transformação Digital dos Municípios da Região Metropolitana de Sorocaba.

Apoio Institucional​ Regional

apoio_institucional_regional_rms

Apoio Institucional​ Nacional

Selo do Instituto MicroPower - 22 anos
ABES
ABRH Brasil
MBC
ABRH SP
AEAS Sorocaba
Anthropos
athon
Bandeiras
CAU-SP
CIESP
Cidade Inteligente
Coletivo Lixo Zero Itapetininga
Etec Prof. Elias Miguel Júnior
Facens
Fatec Cps Governo do Estado de São Paulo
formanto
Governo do Estado de São Paulo
HOMINE
IEL
INOVA Sorocaba
Instituto Federal Câmpus Sorocaba
IN MOVING
MOTIVEAÇÃO
Logotipo do Parque Tecnológico de Sorocaba
REGIA
SOLARITIMA
Grupo SPLICE
SEBRAE
SENAI
7waves
UNISO
VIKAAS
VIP-SYSTEMS

Apoio Institucional​ Nacional

Selo do Instituto MicroPower - 22 anos
ABES
ABRH Brasil
MBC

A CDSP RMS: Coalizão Digital SP Região Metropolitana de Sorocaba integra o Sistema Nacional de Coalizões Digitais Regionais Nacionais do projeto Brasil Digital de interesse Nacional suprapartidário, acima dos interesses dos partidos políticos; e pro bono, caracterizado como uma atividade não remunerada, voluntária e principalmente solidária.

Estimular a implantação de iniciativas que operacionalizem o Protagonismo Regional na jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e produtividade da Pessoa, competitividade dos Negócios, efetividade do Governo, o fomento da Economia, a construção da Sociedade com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, e estejam alinhadas aos Fundamentos do Brasil Digital, e às Ações Estratégicas da E-Digital, na Região Metropolitana de Sorocaba.

Governança

A Governança do EcoSis SP RMS – Região Metropolitana de Sorocaba é exercida pelo Conselho Regional formado pelos Agentes Econômicos (Privados e Públicos), ICTs (Academias, Universidades, Institutos de Pesquisa, Institutos Federais, Escolas Técnicas) e Entidades representativas das Sociedades dos Municípios e Estados da Região, com 2 (dois) Objetivos Finalísticos.
A Governança da CDSP RMS é exercida pelos Conselho e Comitê Executivo:

Objetivos Finalísticos

Para atender ao Propósito do EcoSis SP RMS Brasil Digital foram definidos dois Objetivos Finalísticos alinhados ao SiNEco Brasil Digital e Governança ESG com suas 4 (quatro) hélices:
• Identificar e promover o compartilhamento das Experiências em Inovação e Transformação Digital das Organizações (Capacitação e Empoderamento das Pessoas e Otimização dos Processos) dos EcoSis Regionais;
• Estimular e compartilhar as Experiências dos EcoSis Regionais para o desenvolvimento da Economia Digital.

Conselho Regional

Marcelo Marcomini

Marcelo Marcomini

Presidente do Conselho do EcoSis Brasil Digital SP RMS
Flex
VP do Conselho EcoSis Brasil Digital SP RMS
FACENS
Curadora do EcoSis SP RMS
Prefeitura Municipal de Votoratim
Foto do Antonio Roberto Beldi

Antonio Roberto Beldi

Grupo Splice

Presidente do Conselho do SiNEco Brasil Digital
ASPR
VP Conselho Superior e Curador do Brasil Digital para Todos
Instituto Brasil Digital
Foto do José Carlos Carneiro

José Carlos Carneiro

Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba
Secretaria de Transportes Metropolitanos
Parque Tecnológico Sorocaba
Conselheiro do Brasil Digital para Todos
FACENS
Conselheira do Brasil Digital para Todos
FACENS
Foto da Thais Beldi

Thais Barros Beldi

FACENS e Instituto Alexandre e Heloisa Beldi
O Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional EcoSis SP ABC são indicados entre seus membros, por um período de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos por igual período, e integram os Conselhos do Brasil Digital.

Planejamento e Realizações

Planejamento 2023/2028

Conselho Regional CDSP RMS

Conselho Regional CDSP RMS: composto por Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academia e Institutos de Pesquisa que apoiam os Planos das Ações Táticas da Coalizão Digital da Região, que tem como principal responsabilidade avaliar periodicamente as realizações e planos, garantindo seus alinhamentos ao Propósito e Pilares do Brasil 5.0, e Eixos e Ações Estratégicas da E-Digital.

Foto do Erly de Syllos

Erly de Syllos

Presidente do Conselho CDSP RMS
Diretor Titular – CIESP Sorocaba

Foto do Prof. Luiz Marins

Luiz Marins

Vice-Presidente do Conselho CDSP RMS
Anthropos Consulting

Comitê Executivo CDSP RMS

Comitê Executivo CDSP RMS: composto pelos representantes dos Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academia e Institutos de Pesquisa que contribuem com a realização dos Planos das Ações Táticas da Coalizão Digital da Região, alinhadas ao Propósito e Pilares do Brasil Digital, e Eixos e Ações Estratégicas da E-Digital.

Curadora da CDSP RMS
Conselheira Brasil 5.0

Diretora do 5G Smart Campus FACENS

Foto da Sandra Lanças

Sandra Lanças

Curadora da AT1 – CDSP RMS
Assessora Técnica de Planejamento RMS

Foto da Mirian Zacarelli

Mirian Zacarelli​

Curadora da AT2 – CDSP RMS
Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Votorantim

Foto do Paulo Gianolla

Paulo Gianolla

Curador da AT3 – CDSP RMS
Consultor em Inovação e Design

Curadoria

A Curadoria da Coalizão Digital SP Região Metropolitana de Sorocaba é exercida por Regiane Relva Romano, com as Curadorias da Ação Tática 1 – Sensibilizar os Agentes Econômicos e Públicos, Ação Tática 2 – Fomentar o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo Inovador e Ação Tática 3 – Educação e Capacitação Profissional.

A Coalizão Digital SP Região Metropolitana de Sorocaba integra o Sistema de Coalizões Digitais Regionais do Brasil Digital – Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global, com o objetivo de Desenvolver a Economia Digital Regional, adicionar 500 milhões de dólares ao PIB da Região, contribuir com as ações dos Agentes Governamentais locais no sentido de melhorar e ampliar as ofertas digitais aos Cidadãos, e reduzir o custeio de suas atividades.

Curadora

Foto da Sandra Lanças

Sandra Lanças

Assessora Técnica de Planejamento RMS

AT1 – SENSIBILIZAR OS AGENTES ECONÔMICOS E PÚBLICOS

Propósito da AT1:

Sensibilizar os Agentes Econômicos quanto a relevância da Transformação Digital e sua urgência para potencializar a competitividade de seus Negócios, e aos Agentes Públicos quanto a efetividade esperada de seus Governos, assim como das contribuições de sua CDR, na geração dos USD 115 bilhões adicionais ao PIB Brasileiro, a ampliação e melhoria dos serviços digitais aos cidadãos, e a redução do custeio das estruturas de seus Municípios, suas respectivas Regiões, e consequentemente seus Estados.

Entregáveis da AT1:

  • Co-realizar o “Encontro Nacional Ecossistema Brasil Digital em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, objetivando compartilhar os destaques dos Entregáveis das ATs do período, entre eles: Agentes Econômicos e Públicos Sensibilizados e Engajados, as Experiências de Sucesso e Melhores Práticas identificadas, e Ações de Capacitação e Empoderamento das Pessoas.

Consulte Calendário dos Encontros Nacionais

  • Realizar o “Encontro Regional Ecossistema Brasil Digital em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, com foco na apresentação das Experiências de Sucesso identificadasem sua Região. Em todos os Encontros incluir no início uma apresentação de 15 min com o Propósito do SinCDR e os destaques dos entregáveis do mês de sua CDR, e acumulado do SinCDR apresentado no “Encontro Nacional Ecossistema Brasil Digital em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”.

Consulte Calendário dos Encontros Regionais

  • Realizar o “Encontro Nacional do SinCDR”, com foco nos destaques do realizado no mês, e planejado para os meses seguintes.

Calendário: 

Sempre das 19h às 20h30: 

Mar Abr Jun Jul Ago Set Out Nov
29 27 1 e 29 27 31 15 26 29

Curadora

Foto da Mirian Zacarelli

Mirian Zacarelli

Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Votorantim

AT2 – FOMENTAR O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INOVADOR

Propósito da AT2:

Promover a implantação e aperfeiçoamento contínuo de Experiências de Sucesso e Melhores Práticas alinhadas a um ou mais dos 23 Fundamentos do Brasil Digital, e a uma ou mais das 100 Ações Estratégicas, privilegiando os 4 (quatro) Fundamentos da SOCIEDADE: 1. Pessoas ao Centro, 2. Qualidade de Vida, 3. Inclusão e 4. Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.

Entregáveis da AT2:

  • Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academias, e Institutos de Ensino e Pesquisa mobilizados e atuando de forma sinérgica,
  • Transformação Digital de Processos destacando a redução dos custos e competitividade dos Negócios, a partir da Transformação Digital da Experiência do Cliente, para os Agentes Econômicos e Públicos,
  • Transformação Digital de Modelos de Negócio destacando a ampliação das receitas, e respectivos resultados, a partir da Transformação Digital da Experiência do Cliente, para os Agente Econômicos,
  • Ampliação da digitalização dos serviços prestados aos Cidadãos no âmbito do Município, Região e Estado, a partir da utilização dos serviços digitalizados no âmbito Federal, e aproveitamento dos serviços digitalizados pelos demais Municípios ou Estados da União.
  • Indicadores que demonstrem: Negócios mais competitivos, Governos mais efetivos, Sociedade mais humana.
Curador
Foto do Paulo Gianolla

Paulo Gianolla

Consultor em Inovação e Design

AT3 – PROMOVER A EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Propósito da AT3:

Identificar as Demandas por Especialidades dos Agentes Econômicos e Públicos de sua região, assim como as Ofertas de Educação e Capacitação Profissional para atendê-las e que estejam disponíveis a nível regional e/ou nacional, agilizando desta forma o casamento entre oferta e demanda, bem como contribuir com a elaboração e aplicação dos conteúdos para empoderar e capacitar as Pessoas para atuarem nos projetos de Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, a partir da Transformação Digital da Experiência dos Clientes.

Entregáveis da AT3:

  • Identificar demandas atuais e tendências futuras por Especialidades em sua região, de forma colaborativa com as demais regiões, e divulgar as opções de educação e capacitação profissional identificados para atendê-las,
  • Apoiar capacitação e empoderamento dos profissionais de RH, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento destes e das Pessoas em suas Organizações,
  • Apoiar a capacitação e empoderamento dos Professores do Ensino Médio, promovendo seu ciclo virtuoso de desenvolvimento,
  • Pessoas preparadas para os desafios da vida em uma Sociedade 5.0, e de suas Ocupações profissionais,