Estimular a implantação de iniciativas que operacionalizem o Protagonismo Regional na jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e produtividade da Pessoa 5.0, competitividade dos Negócios 5.0, efetividade do Governo 5.0, o fomento da Economia 5.0, a construção da Sociedade 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental, e estejam alinhadas aos Fundamentos do Brasil 5.0, e às Ações Estratégicas da E-Digital.
SinCDR – Sistema Nacional de Coalizões Digitais Regionais
A nível Regional a Governança é exercida pelo Conselho SinCDR, Conselho CDR e Comitê Executivo CDR
Conselho SinCDR
O Conselho SinCDR é composto pelo Curadores do Brasil 5.0 e SinCDR, e pelos Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos Regionais CDRs, com o objetivo de avaliar periodicamente as realizações e planos, e Curadores das CDRs com o objetivo de compartilhar as melhores práticas e lições aprendidas na realização dos planos de ação e integrado pelos representantes dos Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academia e Institutos de Pesquisa, e têm como principal responsabilidade garantir seus alinhamentos ao Propósito e Pilares do Brasil 5.0, e Eixos e Ações Estratégicas da E-Digital.
O Presidente e Vice-Presidente do Conselho SinCDR são eleitos entre seus membros, por um período de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos por igual período, e integram o Conselho Superior do Brasil 5.0.
CDRs – Coalizões Digitais Regionais
A Governança das CDRs é exercida pelo Conselho da Região:
Conselho Regional: composto por Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academia e Institutos de Pesquisa que apoiam e avaliam mensalmente os Planos das Ações Táticas da Coalizão Digital da Região, garantindo seus alinhamentos ao Propósito e Pilares do Brasil 5.0, e Eixos e Ações Estratégicas da E-Digital.
Comitê Executivo: composto pelos representantes dos Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academia e Institutos de Pesquisa que contribuem com a realização dos Planos das Ações Táticas da Coalizão Digital da Região, alinhadas ao Propósito e Pilares do Brasil 5.0, e Eixos e Ações Estratégicas da E-Digital.
A jornada destas Lideranças inicia-se com o diagnóstico da situação atual, a partir de três Ações Táticas habilitadoras, que suportem as iniciativas dos Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academias e Institutos de Pesquisas, que tenham entre os seus objetivos fomentar o Ecossistema de Inovação e de Empreendedorismo Inovador, buscando desta forma consolidar o Propósito do BRASIL 5.0 – Protagonista na Inovação e Transformação Digital Global.
Para contribuir na operacionalização do projeto Brasil 5.0 tem como Propósito:
Com dois objetivos:
Até 17 de setembro de 2020:
Elaborar a primeira versão dos Fundamentos , Experiências com exemplos práticos, dos seus cinco pilares: Pessoa 5.0, Sociedade 5.0, Negócio 5.0, Governo 5.0 e Economia 5.0, para apoiar as ações de sensibilização dos Agentes Econômicos e Públicos, Entidades representativas da Sociedade Civil, Academias e Institutos de Ensino Pesquisa, quanto a relevância da E-Digital – Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, na geração dos USD 115 bilhões adicionais ao PIB brasileiro até 2025, e com a ampliação e melhorias dos serviços públicos oferecidos aos Cidadãos, e otimização do Custo do Estado.
A partir de 01 de outubro de 2020:
Com o propósito de operacionalizar os 23 Fundamentos do Brasil 5.0, aprimorar e monitorar a implantação da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, priorizando a Educação e Capacitação Profissional, três objetivos permanentes foram definidos:
Ciclo 2018-2021: Identificar os ajustes necessários a serem contemplados na revisão da E-Digital para o período de 2022 a 2025, contemplando a EGD – Estratégia de Governo Digital, os requisitos da OCDE, e Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil, decreto 10.531 de 26/10/2020.
Ciclo 2022-2025: Apoiar e Monitorar a implementação das Ações Estratégicas da E-Digital revisada.
Sempre respeitando os 4 (quatro) fundamentos balisares da Sociedade 5.0:
Para operacionalizar o Propósito do SinCDR – Sistema Nacional das Coalizões Digitais Regionais foram definidas 3 (três) Ações Táticas Habilitadoras comuns às CDRs, com seus respectivos Propósitos, Entregáveis e Alinhamentos aos Fundamentos do BRASIL 5.0 e às Ações Estratégicas da E-Digital – Estratégia Brasileira para a Transformação Digital:
Papel do curador da CDR:
Propósito da AT1:
Sensibilizar os Agentes Econômicos quanto a relevância da Transformação Digital e sua urgência para potencializar a competitividade de seus Negócios, e aos Agentes Públicos quanto a efetividade esperada de seus Governos, assim como das contribuições de sua CDR, na geração dos USD 115 bilhões adicionais ao PIB Brasileiro, a ampliação e melhoria dos serviços digitais aos cidadãos, e a redução do custeio das estruturas de seus Municípios, suas respectivas Regiões, e consequentemente seus Estados.
Papel do curador da AT1:
Papel do Coordenador no Plano de Ação da AT:
Entregáveis da AT1:
Co-realizar o “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, objetivando compartilhar os destaques dos Entregáveis das ATs do período, entre eles: Agentes Econômicos e Públicos Sensibilizados e Engajados, as Experiências de Sucesso e Melhores Práticas identificadas, e Ações de Capacitação e Empoderamento das Pessoas.
Realizar o “Encontro Regional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”, com foco na apresentação das Experiências de Sucesso identificadas em sua Região. Em todos os Encontros incluir no início uma apresentação de 15 min com o Propósito do SinCDR e os destaques dos entregáveis do mês de sua CDR, e acumulado do SinCDR apresentado no “Encontro Nacional Ecossistema Brasil 5.0 em Ação: Comunicar e Colaborar para Realizar”.
Calendário (sempre das 18h às 19h30):
2022
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun |
04 | 01 | 01 | 12 | 03 | 07 |
Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
05 | 02 | 06 | 04 | 08 | 06 |
Metas da AT1:
Importante: Para todas a metas acima obter: Organização, website, nomes completos das principais lideranças com celular, e-mail e perfil no Linkedin;
(CDSP ABC exercerá a Curadoria das AT1s de todas as CDRs durante 2021)
Propósito da AT2:
Promover a implantação e aperfeiçoamento contínuo de Experiências de Sucesso e Melhores Práticas alinhadas a um ou mais dos 23 Fundamentos do Brasil 5.0, e a uma ou mais das 100 Ações Estratégicas, privilegiando os 4 (quatro) Fundamentos da SOCIEDADE 5.0: 1. Pessoas ao Centro, 2. Qualidade de Vida, 3. Inclusão e 4. Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
Papel do curador da AT2:
Entregáveis da AT2:
Metas da AT2:
(CDSP ABC exercerá a Curadoria das AT2s de todas as CDRs durante 2021)
Propósito da AT3:
Identificar as Demandas por Especialidades dos Agentes Econômicos e Públicos de sua região, assim como as Ofertas de Educação e Capacitação Profissional para atendê-las e que estejam disponíveis a nível regional e/ou nacional, agilizando desta forma o casamento entre oferta e demanda, bem como contribuir com a elaboração e aplicação dos conteúdos para empoderar e capacitar as Pessoas para atuarem nos projetos de Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, a partir da Transformação Digital da Experiência dos Clientes.
Papel do curador da AT3:
Entregáveis da AT3:
Metas da AT3:
(CDSP ABC exercerá a Curadoria das AT3s de todas as CDRs durante 2021)
Participe do Sistema Nacional de Coalizões Digitais Regionais do Brasil 5.0 preenchendo o formulário abaixo e contribua regionalmente com este projeto de interesse Nacional suprapartidário, acima dos interesses dos partidos políticos; e pro bono, caracterizado como uma atividade não remunerada, voluntária e principalmente solidária, que tem como Propósito:
Consolidar regionalmente os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Inovação e Transformação Digital Global, juntamente com os países líderes no tema, através de uma jornada que potencialize o ciclo virtuoso do empoderamento e da produtividade da Pessoa 5.0, competitividade do Negócio 5.0, efetividade do Governo 5.0, o fomento da Economia 5.0, e a construção da Sociedade 5.0 com Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade: Econômica, Social e Ambiental.
SiNEco Brasil Digital
Encontros Nacionais
Encontros Regionais